quarta-feira, 20 de julho de 2011

Moldagem Ortodontia


A moldagem é um procedimento bastante utilizado pelo ortodontista, tanto para obtenção de modelo de estudo quanto de trabalho. São encontrados no mercado materiais e instrumentais adequados para moldagem, sendo o alginato o material de escolha, pois atende às exigências da técnica.
Apesar de pouca complexidade, a moldagem exige que o profissional a execute com técnica bem definida e criteriosa, pois, desta forma é possível reproduzir com perfeição as estruturas bucais.
O importante na moldagem é a reprodução exata da anatomia das arcadas, do osso basal, das coroas dos dentes e estruturas vizinhas.
Para o correto diagnóstico, o ortodontista deve contar com uma documentação detalhada e completa a fim de se obter todas as informações necessárias para elaboração do plano de tratamento Segundo Monti a ser realizada ao iniciar o tratamento ortodôntico, sendo um dado complementar no diagnóstico. Uma moldagem adequada é requisito fundamental para confecção de modelos ortodônticos de estudo adequados, dos quais são extraídos dados que auxiliarão na condução do tratamento.
A moldagem realizada pelo ortodontista (moldagem ortodôntica) tem a finalidade de auxiliar no estudo e diagnóstico do caso, sendo assim, deve ser diferente da moldagem convencional (moldagem de trabalho), pois, além de copiar com exatidão os componentes ósseos e dentários da cavidade bucal, também deve reproduzir com fidelidade todo o tecido mole (freios e bridas), mostrar o contorno das raízes dentárias e abóbada palatina.
Devido à importância deste procedimento para o ortodontista, o objetivo deste trabalho foi demonstrar os procedimentos clínicos da moldagem ortodôntica realizada na clínica de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP, detalhando e ilustrando cada passo.
Procedimentos clínicos da moldagem
Preparo do material
O primeiro passo é a montagem da mesa clínica com todos os materiais e instrumentais necessários
para realização do procedimento. A mesa clínica é composta por moldeiras de estoque (alguns tamanhos), lamparina a álcool ou maçarico portátil, tigela de borracha, espátula para manipulação de plástico, cera utilidade, vaselina sólida, alginato, medidor de água e pó de alginato, espátula Lecron, pote de Dappen, pedra-pomes granulação fina, motor em baixa rotação e taça de borracha.


Os procedimentos clínicos, abaixo relacionados, estão resumidos no quadro 1:

Nenhum comentário:

Postar um comentário